O centro de custo, basicamente, é uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da sua atuação. Ou seja, cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.
Essa forma de setorizar receitas e despesas tornou possível identificar os resultados isolados de cada um dos departamentos da empresa. Assim, fica tudo mais fácil para realizar melhorias e eventuais cortes financeiros, além de fomentar o cumprimento de metas setoriais.
Fazer a contabilidade por centro de custo é segmentar a empresa em departamentos, setores ou atividades, criando assim os centros de despesas, que ajudam os gestores a contabilizar e controlar os gastos.
O primeiro passo para aplicar os centros de custo é decidir como dividir o escopo financeiro da sua empresa de forma que os principais gastos e ganhos sejam distribuídos. Como vimos, a forma mais simples de fazer isso é separar por departamentos-chave como produção, vendas e administrativo.
Os centros de custo podem ser divididos pelas empresas em dois tipos: o centro de custo produtivo e o centro de custo não produtivo. Um centro de custo produtivo é aquele setor que possui um impacto direto nas vendas de uma empresa.
Toda área da empresa que tem uma relação direta com a entrada de recursos é um centro de custo produtivo.
A finalidade do centro de custos é auxiliar o gestor na tomada de decisões e apresentar soluções pertinentes ao problema identificado. Com isso, a divisão em centros de custo é significativa para empresas que possuem despesas e gastos diversos.
Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio. ... Por isso, a denominação de centro de custo.
Os centros de custo podem ser divididos pelas empresas em dois tipos: o centro de custo produtivo e o centro de custo não produtivo. Um centro de custo produtivo é aquele setor que possui um impacto direto nas vendas de uma empresa.
Por definição, centro de custos é uma separação interna a uma empresa ou organização para ratear despesas e receitas. Essas unidades são usadas para associar custos e pagamentos arrecadados a projetos, departamentos ou filiais de uma empresa, por exemplo.