Aumentativo é uma forma morfológica de uma palavra que expressa maior intensidade, muitas vezes em tamanho, mas também em outros atributos. ... Muitas línguas têm aumentativos para substantivos; algumas têm aumentativos para verbos.
Enquanto o grau aumentativo indica um tamanho grande ou aumentado, o grau diminutivo indica o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto.
O grau aumentativo é uma das flexões de grau do substantivo. O aumentativo pode indicar literalmente um tamanho maior do que o comum ou, ainda, ter um sentido qualitativo. O grau aumentativo nos substantivos indica um tamanho maior do que o comum.
Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um "sapatinho".
A essa unidade mínima significativa que integra a palavra é dado o nome de sufixo. Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.
O grau aumentativo dos substantivos relaciona-se às flexões ligadas ao substantivo. Ao enfatizarmos sobre o grau fazemos referência ao aumentativo e diminutivo.
Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal. Grau é a propriedade que o substantivo tem de exprimir as variações do tamanho do ser. Exemplo: livro (tamanho normal), livrinho (tamanho diminuído), livrão (tamanho aumentado). Os graus dos substantivos são dois: aumentativo e diminutivo.
O diminutivo de "mesa" é "mesinha", o de "casa" é "casinha", o de "blusa" é "blusinha". O processo que acabamos de ver vale também quando a forma primitiva singular termina em "s": o diminutivo de "japonês" é "japonesinho", o de "lápis" é "lapisinho", o de "país" é "paisinho".
Os substantivos podem estar em três graus: normal - aumentativo – diminutivo. Convide os alunos a observarem objetos da sala de aula e nomeá-los no grau diminutivo e aumentativo. Por exemplo: cadeirinha, lixão, caderninho, livrão, dentre outros.
Bocarra Significado de Bocarra substantivo feminino Boca muito grande ou exageradamente aberta. [Gramática] Aumentativo de boca. Etimologia (origem da palavra bocarra). Boca + arra.