Os celenterados, também conhecidos como cnidários, são animais de corpo mole e gelatinoso, aquáticos, sendo sua maioria marinha. Até hoje foram catalogadas cerca de 11 mil espécies de celenterados e seus representantes mais conhecidos são os corais, as águas-vivas e as anêmonas-do-mar.
Os cnidários, animais pertencentes ao Filo Cnidaria, são animais aquáticos, encontrados, principalmente, no ambiente marinho. Apresentam um corpo relativamente simples, com uma parede formada por duas camadas de células separadas por uma camada de consistência gelatinosa.
São animais aquáticos, predominantemente de água salgada; diblásticos; de simetria radial; e geralmente pouco móveis ou sésseis, medusas e pólipos, respectivamente. O corpo desses animais é recoberto pela epiderme, com uma camada denominada mesogleia localizada internamente, seguida da gastroderme.
Os celenterados dividem-se em três classes principais: hidrozoários, representados pelas hidras e caravelas; cifozoários, representados pelas águas-vivas; antozoários, representados pelas actínias ou anêmonas-do-mar e pelos corais.
Anthozoa (do grego anthos, flor + zoon, animal) ou antozoários é a classe do filo Cnidaria que inclui os corais e anémonas do mar, sendo a maior classe dos Cnidaria, contendo mais de 6.000 espécies.
Cnidaria (grego: κνίδη knidē 'urtiga' + latim: aria, sufixo plural) é um filo de animais exclusivamente aquáticos, agrupando os organismos conhecidos pelo nome comum de cnidários, entre os quais estão as medusas e as alforrecas (ou águas-vivas), as caravelas, as anémonas-do-mar, os corais-moles e as hidras de água doce ...
Atualmente são conhecidas cerca de 10.000 espécies de cnidários, sendo a maioria marinha. São exemplos de cnidários as anêmonas-do-mar e as águas-vivas.
Os celenterados são animais que vivem exclusivamente em meio aquáticos, a maioria das espécies é marinha. Uma característica muito marcante desse grupo é o fato de terem corpo mole e gelatinoso. ... Há espécies, como a caravela-portuguesa, que flutuam e locomovem-se levadas peias correntes marítimas.
Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.