O termo distingue-se de cavalos demi-sangue ou meio-sangue, aplicado a animais considerados parcialmente "sangue quente", e cavalos de sangue frio, que são aqueles que não reúnem as qualidades dos cavalos de sangue quente.
Assim, de oito animais na 4ª geração (bisavôs), apenas um não é puro. Por isso, sete animais puros de um total de oito animais (7/8).
Sangue-Frio ou tiro: São animais de grande volume muscular geralmente de maior estatura e temperamento linfático. Deram origem as raças de tração, são lerdos e grosseiros.
Égua quarto de milha R$5000.
O grau de sangue do animal é um cálculo de frações. Um animal puro de uma raça é considerado um 1/1 (1 dividido por 1). Um animal cruzado, mestiço de primeira geração, ou "meio sangue" é aquele filho de pai e mãe puros mas de raças diferentes, por isso tem 1/2 sangue de uma raça e 1/2 meio sangue da outra.
Se continuarmos a cruzar sempre com o touro Limousin teremos (onde "1 Limousin" significa um touro puro): 1 Nelore x 1 Limousin = 1/2. 1/2 Limousin x 1 Limousin = 3/4.
Basta tirar uma rápida fotografia ou vídeo do cavalo – com a sua aplicação Horse Scanner pode identificar a raça de um cavalo de forma fiável em apenas alguns segundos!
IV) APÊNDICE – 1 – Produtos resultantes de cruzamentos entre animais Puros Quarto de Milha e Puro Sangue Inglês, devidamente cadastrados na ABQM; V) APÊNDICE – 2 – Produtos resultantes de cruzamentos entre animais Puros Quarto de Milha com animais com certificado de controle de genealogia "APÊNDICES".
Os cavalos não sentem frio como nós. A zona de conforto térmico do cavalo é inferior à do ser humano, em razão do seu grande volume corporal. Seu corpo gera maior calor, ou seja, uma temperatura que é fria para nós é na verdade mais confortável para o cavalo.
Há raças mais estouradas, menos pacienciosas, mais sensíveis e dominadoras, que são conhecidas como raças de temperamento sanguíneo. São raças como o cavalo lusitano ou o árabe. As raças de mais força, mais calma e menos decisão são conhecidas como de temperamento linfático.