Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados à um personagem ou papel social. A mãe, o sábio e o herói são exemplos de arquétipos. ... Esse conceito foi desenvolvido por Carl G. Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica.
Quais são os tipos de arquétipos?
Segundo as escritoras Margaret Mark e Carol S. Pearson, existem 12 tipos de arquétipos, sendo eles: Amante, Bobo, Criador, Cuidador, Explorador, Fora da Lei, Governante, Herói, Inocente, Mago, Pessoa Comum e o Sábio.
Quem criou os arquétipos?
Sendo assim, conhecemos o arquétipo enquanto um padrão responsável por moldar pessoas, objetos, conceitos e criações de forma geral. Quem desenvolveu a teoria foi o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, que também fundou a psicologia analítica e traçou o conceito de inconsciente coletivo.
Quais os principais arquétipos?
CARL GUSTAV JUNG: OS DOZE ARQUÉTIPOS COMUNS
O Inocente.
O Cara Comum, o Órfão.
O Herói.
O Cuidador.
O Explorador.
O Rebelde.
O Amante.
O Criador.
Qual o sinônimo de arquétipo?
Sinônimos de Arquétipo Arquétipo é sinônimo de: espécime, exemplo, modelo, padrão, paradigma
Quais são os arquétipos?
A palavra tem origem grega em dois termos, são eles arché, que significa "ponta", "posição superior", "princípio"; e tipós, que quer dizer "impressão", "marca", "tipo". Quais são os arquétipos? Carl Jung, em sua conceituação, afirmou que todo ser humano possui arquétipos e são eles que explicam seus comportamentos e personalidades.
Qual é o plural de arquétipos?
Arquétipos é o plural de arquétipo. O mesmo que: paradigmas, espécimes, exemplos, modelos, padrões. O modelo que se utiliza como exemplo para; padrão: a Madre Teresa de Caucutá é o arquétipo da bondade.
Quais são os arquétipos de um indivíduo?
Um indivíduo pode manifestar diversos arquétipos em sua personalidade, mas geralmente um deles é predominante. Os psicólogos costumam usar esses arquétipos para estudar as personalidades e desenvolver as potencialidades dos indivíduos.