Segundo Pichon-Rivière (1991), o grupo operativo assemelha-se ao funcionamento do grupo familiar (como também propõe Zimerman, 2000) e pode ser definido como um "conjunto de pessoas reunidas por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, implícita ou explicitamente, ...
A técnica de grupo operativo propõe a presença e intervenção de um coordenador, que indaga e problematiza, estabelecendo algumas articulações entre as falas e os integrantes, sempre direcionando o grupo para a tarefa comum; e um observador que registra o que ocorre na reunião, resgata a história do grupo e depois ...
O grupo operativo é um grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos da resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal, e não no campo de cada um de seus integrantes, o que seria uma psicanálise individual em grupo.
Grupo Operativo: o autor e a obra Para Pichon-Rivière (6) o grupo operativo é constituído de pessoas reunidas com um objetivo comum, chamado de "grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos de resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal".
Há dois tipos de grupos: a família, que é o grupo primário, trabalho, estudos, instituições e outros são grupos secundários.
Os papéis se formam de acordo com a representação que cada um tem de si mesmo que responde as expectativas que os outros têm para com o indivíduo. Constata-se a manifestação de vários papéis no campo grupal, destacando-se: porta-voz, bode expiatório, líder e sabotador, conforme enunciado pelo autor (PICHON, 1988).
O grupo operativo age de forma a fornecer aos participantes, através da técnica operativa, a possibilidade de se darem conta e explorar suas fantasias básicas, crian- do condições de mobilizar e romper suas estruturas estereotipadas.
Segundo Pichon-Rivière, na tarefa se "constrói um pensar, um sentir e um agir, cuja distinção é central". A noção de "trabalho", por sua vez, refere-se a um aspecto predeterminado da organização social. "Tarefa" remete a uma atividade baseada na satisfação de necessidades humanas.
No processo de grupo, existem três etapas ou momentos que são descritos como: Pré-tarefa, Tarefa e projeto. A Pré – tarefa são todas aquelas atividades onde a presença de medos básicos como a ansiedade, leva a utilização de técnicas defensivas que estruturam o que se denomina resistência a mudanças.
Grupo é um conjunto de indivíduos que reunidos formam um todo. São diversas as expressões que caracterizam os grupos, por exemplo: multidão, plateia, público, bando, marcha, panelinha, associação, equipe etc.