Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.
O que significa o Estoicismo na prática ou no nosso cotidiano?
O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.
Quais são as fases do Estoicismo?
As fases do Estoicismo
Período Ético. ...
Período Eclético. ...
Período Religioso. ...
Zenão de Cítio (3 a.C) ...
Cleantes de Assos (330 a. ...
Panécio de Rodes (1 a.C) ...
Sêneca (4 a.C- 75 d.C) ...
Marco Aurélio (1 d.C)
Quais são os princípios da pessoa estoica?
A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Qual a origem do termo estoicismo?
Etimologicamente, o termo estoicismo surgiu a partir da expressão grega stoà poikile, que significa "Pórtico das Pinturas", o local onde o fundador desta doutrina filosófica ensinava os seus discípulos em Atenas. O estoicismo é dividido em três principais períodos: ético (antigo), eclético (médio) e religioso (recente).
Quais os princípios da filosofia estoica?
O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são: