Éteres são compostos orgânicos caracterizados pela presença de um átomo de oxigênio (O) ligado a dois radicais monovalentes alquila, ou seja, hidrocarbonetos (grupos orgânicos). Exemplo: ... Éteres são usados como solventes de óleos, gorduras, resinas e na fabricação de seda artificial.
Os compostos do grupo éter estão presentes também em muitos produtos naturais, como o eugenol, presente no cravo-da-índia, a vanilina, principal componente da essência ou aroma de baunilha e que está presente nas vagens secas da orquídea Vanilla planifolia, e a hipofilantina, principal componente do chá de quebra-pedra ...
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional - O- (oxigênio) entre dois radicais (carbonos), ou seja, se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. ... Esse éter também é conhecido pelas denominações de éter etílico, éter dietílico ou éter sulfúrico.
Na medicina, o éter começou a ser utilizado como um anestésico. Mas o primeiro efeito dele no organismo é o de euforia. Ele atinge regiões do cérebro que controlam a respiração e o coração. Considerado um estimulante, o éter foi um dos primeiros produtos químicos utilizados para aumentar o rendimento no esporte.
Éter é uma função orgânica, caracterizada pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de carbono. Sua fórmula genérica é: R-O-R', onde R e R' são radicais orgânicos (alquila ou arila). Os éteres podem ser simétricos, quanto R e R' são iguais ou assimétricos quando R é diferente de R'.