A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida. As salas de aulas terão funções diferentes das de hoje, pois terão como objetivo a prática. A meta maior da educação será fazer com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade.
Pensamento crítico, inteligência emocional, capacidade de negociação, habilidades empreendedoras e noções de finanças, são alguns tópicos que a escola do futuro deve se preocupar em responder. Ademais, a tecnologia tem um papel fundamental para desenvolver novas ferramentas que facilite o processo de aprendizagem.
Ninguém sabe ao certo o que 2021 reserva, mas a expectativa, segundo especialistas ouvidos pelo R7, é que a tecnologia permaneça e que as escolas voltem às atividades, pelo menos parcialmente. A grande preocupação está na evasão escolar e, ao contrário do que muitos pensam, 2020 não foi um ano perdido.
Dizer que escola é o segundo lar das crianças pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. A escola complementa a educação que os pais começam em casa, e soma valores para formar novos cidadãos. Por isso, as famílias esperam que a gestão escolar seja eficiente para garantir um desenvolvimento saudável aos alunos.
O que significa que principalmente escolas particulares devem estar atentas às novidades, para seguir à frente no mercado. Segundo especialistas, de modo geral, a escola do futuro será mais interativa, participativa, colaborativa, altamente tecnológica e muito influenciada por redes e mídias sociais.
A Escola do Futuro terá um ensino personalizado Na televisão, você tinha menos opções de entretenimento, poucos canais e a competição pelo seu tempo era bem menor. Hoje, com a internet e o acesso fácil a milhões de conteúdos, sua atenção é muito mais disputada.
7 coisas que podemos esperar de 2021
As aulas presenciais para o ano letivo de 2021 serão retomadas em todas as fases do Plano São Paulo. O retorno ocorrerá de forma regionalizada, de acordo com os Departamentos Regionais da Saúde, e obedecerá aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.