Fluxo de caixa é o movimento das entradas (recebimentos: vendas à vista, a prazo, duplicatas e etc) e saídas (pagamentos: compras à vista, a prazo, duplicatas, despesas e etc) de dinheiro do caixa de uma empresa.
Contas de luz, água, telefone e impostos são exemplos de saída de dinheiro de seu caixa. Outros gastos, como folha de pagamento de funcionários, manutenção de equipamentos, aluguel de equipamentos, combustível e pagamento de empréstimos, devem ser contabilizados como saída de dinheiro de seu caixa.
Já as saídas de caixa são originárias das seguintes fontes: Operações: gastos necessários para manter o negócio funcionando, como folha de pagamento, custo das mercadorias vendidas, aluguel, entre outros. Atividades financeiras: pagamentos de juros, emissão de dividendos, entre outros.
Para controlar o caixa é necessário registrar todas as entradas e saídas de dinheiro e apurar o saldo existente. ... Muitos fazem esse controle de seu caixa de forma intuitiva, não regular. Com isso, nem percebem quando estão perdendo dinheiro, deixando de ter lucro ou desperdiçando oportunidades de negócios.
Saída é tudo aquilo que o processo entrega depois de finalizado, é o produto final resultado da transformação. As saídas de um processo podem ser entradas de outros, por exemplo, o que recebemos de um fornecedor é entrada do nosso processo, mas é saída no processo dele.
Para uma empresa, Fluxo de Caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio. Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros.
Passo a passo para montar um fluxo de caixa
Na linguagem contábil e financeira, o caixa de uma Empresa é a denominação dada a uma conta que registra os recursos financeiros disponíveis para movimento. Nessa conta caixa, também chamada de fluxo de caixa, registra-se entradas e saídas de dinheiro.
O fechamento do caixa é a atividade de conferir todas as entradas e saídas do caixa da empresa em um determinado período. Ao fechar o caixa, é possível conferir se os valores estão corretos, qual o saldo final e fazer as correções necessárias.
O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados. O Fluxo é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira.