As contas ou duplicatas a receber representam direitos ou valores adquiridos por vendas a prazo de mercadorias ou serviços relacionados com a atividade da empresa e ainda não recebidos. O montante dessa conta representa o volume de vendas a prazo.
Como uma visão geral ampla, contas a pagar são obrigações de uma empresa de reembolsar um determinado valor a outra parte. As contas a pagar são quase sempre um passivo atual que deve ser pago dentro de um determinado período.
São as obrigações financeiras de uma empresa, como o salário dos colaboradores e as compras feitas com fornecedores. Também podem incluir impostos e outras obrigações fiscais. Basicamente, é tudo o que a empresa gasta, seja com materiais, manutenção, entre outros gastos.
Contas a receber é o nome da conta onde se registam os aumentos (entradas) e as reduções (baixas) relacionados com a venda de conceitos diferentes de produtos ou serviços. Esta conta é composta por letras de câmbio, títulos de crédito e promissórias a favor da empresa.
São contas realizáveis (recebidas) no decurso do exercício seguinte à data do Balanço, fazendo, portanto, parte do Ativo Circulante.
Elas são altamente prováveis, por exemplo, pagamento de salários e encargos sociais. Por outro lado, contas a receber são entradas previstas no caixa da empresa, ou seja, tudo aquilo que a empresa planeja receber no período. Um exemplo são parcelas a receber de clientes que realizaram compras a prazo.
O Passivo é composto pelos exigíveis de curto ou longo prazo. Ou seja, tudo aqui que a empresa tem a pagar. O Passivo Circulante possui as contas a pagar com prazo menor do que 12 meses. Analogamente, o Passivo Não-Circulante contém as outras contas a pagar.
Contas a pagar representam os compromissos e obrigações financeiras que a empresa assume com seus fornecedores e funcionários. ... Por outro lado, contas a receber são entradas previstas no caixa da empresa, ou seja, tudo aquilo que a empresa planeja receber no período.
O Contas a Pagar é a área financeira responsável por toda e qualquer saída de caixa da empresa, ou seja, é dever dele gerenciar e acompanhar todas as despesas e, além disso, administrar todas as obrigações financeiras da empresa.