Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates). Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).
Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete, tomate e tomate-caqui.
Significado de Verdura substantivo feminino A coloração verde das plantas, das folhas das árvores, das ervas - verdor. As hortaliças: as plantas; os vegetais.
Para facilitar a distinção foi estabelecido que frutas, no geral, são doces, enquanto os legumes são salgados ou, pelo menos, não doces. ... Verduras são hortaliças ou, mais especificamente, folhagens comestíveis, como alface, rúcula e couve. Ser verde e não possuir sementes é quase uma garantia de identificar as verduras.
Principais legumes
As hortaliças campeãs de consumo no Brasil são a batata, o tomate e a cebola. Mas também merecem destaque a abóbora, o repolho, a alface, o chuchu, a batata-doce e o pimentão.
Verdura nada mais é do que folhagem comestível. Podem ser folhas, flores, plantas botões ou hastes.
Por Diogo Arrais, professor de língua portuguesa A palavra "verdura" corresponde a uma combinação (aglutinação) dos termos "verde" e "ura", que significa "a cor dos vegetais". Proveniente do latim viridis, a palavra "verde" designa a "a cor do mato", mas que também significa "o que é recente, o que é forte".
Para agricultores e donas-de-casa, os frutos doces são chamados de frutas e o resto vira legume. ... Dessa forma, frutos adocicados, como o abacate, o caqui, a uva e a banana, recebem o nome de frutas. Outros mais salgados ou azedos – como o tomate, o chuchu e a berinjela – são considerados legumes.