Esta obra é uma meditação sobre o capítulo oitavo da Carta aos Romanos, e aponta um caminho que trata de três estágios essenciais à vida: a Criação, o objetivo final do Céu e da vida cristã.
PRIMÍCIA – designa os primeiros elementos de uma série e vem do Latim primitiae, "parte inicial dos sacrifícios oferecidos a uma divindade", de primus. PRÓLOGO – do Grego pro-, "antes, à frente", mais logos, "discurso, oração".
[Religião] A primeira parte de algo que deve ser reservada a Deus. Os primeiros frutos que são colhidos. Os animais que primeiro nascem em um rebanho.
Dízimo (significa a décima parte) é uma contribuição financeira para ajudar organizações religiosas judaicas e algumas denominações cristãs. Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antiguidade exigiam o dízimo de seus povos.
Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Em lógica a premissa significa cada uma das proposições de um silogismo.
15 sinônimos de premissa para 2 sentidos da palavra premissa: Ideia inicial de um raciocínio: 1 princípio, ideia, fato, pressuposto, circunstância, condição, antecedente, axioma.
De origem judaica, a comemoração era realizada como agradecimento a Deus, pelo suprimento das necessidades do povo. Era nessa festa que o povo eleito do Senhor, realizava as entregas das primícias ou primeiros frutos a Deus (Êxodo 23:16), e por isso, também ficou conhecida como Festa das Primícias ou do Tabernáculo.
Jesus não dá muita importância a dízimos: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo" (Mateus 23: 23).
Em referencia a instituição e uso do dizimo podemos citar as seguintes passagens: Sobre as ofertas (Ex 35,20-29); Sobre o dízimo (Lv 27,30-34); O dízimo para o serviço do Senhor (Dt 14,22-29).
Um cristão dá porque ele quer e não porque uma lei diz que ele deveria dar. Portanto, um dízimo é uma doação livre, mas comprometida e regular, de uma quantia decidida em oração. É louvável se, de seu coração e por sua própria vontade, você decidiu dar 10%, 15%, 20% ou 50% de seus ganhos mensais à Igreja.