Pradaria é um tipo de cobertura vegetal que se estabelece em planícies, é encontrado nas áreas centrais dos Estados Unidos, Canadá, sul do Brasil, Argentina e Uruguai, nos países da América do Sul essa vegetação recebe o nome de pampa.
Pradaria é um bioma composto por uma planície desprovida de árvores ou mesmo arbustos, o que ocorre é uma cobertura formada por capim baixo em grande quantidade. Esse tipo de vegetação é possível de ser identificado em todos os continentes, com maior concentração na América do Norte.
As pradarias são vegetações herbáceas fechadas presentes em áreas de clima temperado e que recebem diferentes denominações em diferentes partes do mundo. Na Europa e na Ásia, recebem o nome de "estepe". Na América do Norte, são chamadas de "pradarias".
Na América do Sul, este bioma ocupa uma área de 750 mil km². No Brasil, a Pradaria está restrita ao Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 176 mil km², o que corresponde a 63% do território desse estado e 2% do território nacional.
- A fauna presente em regiões de pradarias é muito ampla e diversificada. Podemos citar algumas espécies animais típicas de regiões de pradarias: antílopes, búfalos, coiotes, veados, cavalos, cães-da-pradaria, corujas, gaviões e avestruzes.
O clima varia bastante: as pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias e seu clima é úmido.
a) Indicou-se corretamente a posição dos biomas: Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa. b) O Pantanal é o único bioma de formação mista que se caracteriza pela presença de ambientes de formação florestada e aberta em quantidades similares.
A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 ...
A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos. No Brasil, a pradaria é conhecida como Pampa, sendo muito utilizada como campos de pastagens para a criação de gado.
A pesquisa revelou que, apesar da importância, a vegetação tem desaparecido significativamente. No diverso ecossistema aquático, as pradarias são como mato: nascem em praticamente qualquer lugar e se espalham generosamente pela vastidão de oceanos, rios e lagos.