Definir as juntas Pode-se usar a chamada "junta amarrada", em que cada fiada fica defasada meio comprimento do tijolo ou bloco em relação à fiada de baixo, ou a "junta a prumo", em que todas as juntas ficam alinhadas (veja o desenho a seguir).
Os blocos cerâmicos e alvenaria estrutural de amarração servem para o travamento de paredes em "T"(travamento das paredes externas com as internas) também é utilizado para ajustes de modulação e cantos.
Qualquer que seja o material utilizado as propriedades desejáveis são: Ter resistência à compressão adequada; Ter capacidade de aderir à argamassa tornando homogênea a parede; Possuir durabilidade frente aos agentes agressivos (umidade, variação de temperatura e ataque por agentes químicos);
Na alvenaria estrutura a amarração é um tipo de procedimento para "amarrar" os blocos e paredes de forma que trabalhem juntas para deixar a estrutura mais firme.
Amarração em T – nesse modelo são utilizados blocos especiais nos encontros das paredes. Numa primeira fiada são colocados blocos com dimensões de 14 x 34, e na próxima fiada com 14 x 54. Amarração em Cruz – formando uma "cruz", nesta amarração as paredes são cruzadas entre si.
Para fazer a execução de alvenarias, conforme ela vai sendo levantada, deve ser feita a verificação do alinhamento vertical, através do prumo, e do alinhamento horizontal, através do escantilhão*, de preferência a cada 3 ou 4 fiadas em toda a extensão da parede.
JUNTA DE AMARRAÇÃO – Junta de amarração é um tipo de colocação de tijolos em que um trava o deslocamento do outro. Existem alguns tipos, como a junta de amarração simples, a junta de amarração francesa etc. JUNTA DE ASSENTAMENTO – Junta de assentamento são frestas (espaçamentos) regulares entre placas cerâmicas.
A cinta de amarração é um elemento estrutural que se usa em edificações planas ou em construções onde não se prevê a construção de uma laje. Como o nome indica, serve para "amarrar" a alvenaria, ou os tijolos entre si, para que passem a trabalhar em conjunto conferindo maior solidez.
Características. A alvenaria de blocos cerâmicos apresenta características muito importantes: precisão dimensional, boa resistência à compressão, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo e à penetração da chuva, flexibilidade para a estética.
Em comparação com os blocos de concreto, os tijolos cerâmicos possuem produtividade maior por serem peças 40% mais leves. Além disso, têm menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento. O material também absorve menos água, tendo boa impermeabilização. Oferece, ainda, excelente conforto térmico e acústico.