O que são as dislipidemias?

O que são as dislipidemias?

Existem 2 tipos de dislipidemias, as primárias e as secundárias. As primárias são de causa genética. As secundárias podem ser decorrentes de outras doenças – o diabetes descompensado, por exemplo – e também podem ser originadas pelo uso de medicações – diuréticos, betabloqueadores e corticoides.

O que é dislipidemia e quais os tipos?

A dislipidemia é uma doença que se caracteriza por anomalias nos níveis de lípidos no sangue, principalmente do colesterol total e dos triglicéridos. Outras alterações incluem colesterol de lipoproteína de alta densidade baixo (HDL-C) e níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C).

Como classificar a dislipidemia?

As dislipidemias podem ser classificadas como: - Hipercolesterolemia isolada (aumento isolado do LDL colesterol); - Hipertrigliceridemia isolada (aumento isolado dos triglicerídeos); Page 6 6 - Hiperlipidemia mista (aumento do LDL colesterol e dos triglicerídeos);

O que é dislipidemia e quais as suas causas?

Dislipidemia é elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, triglicerídios e lipoproteínas individuais.

Quais os dois tipos de dislipidemias?

As dislipidemias podem ocorrer por causa do aumento do triglicérides (TGs) – (hipertrigliceridemia isolada), aumento do colesterol (hipercolesterolemia isolada) ou por uma combinação das duas (dislipidemia mista).

Quais possíveis consequências da dislipidemia?

As consequências das dislipidemias primárias podem incluir a ocorrência de aterosclerose precoce , que pode causar angina ou ataques cardíacos. A doença arterial periférica também é uma consequência, e ela costuma causar a diminuição do fluxo sanguíneo nas pernas, com dor ao caminhar (claudicação ).

Quais os tipos de dislipidemias existentes?

As dislipidemias primárias pode ser dividida em quatro tipos: Hipercolesterolemia isolada, hipertrigliceridemia isolada, hiperlipidemia mista e redução isolada do HDL-colesterol.

Quais são os fatores de risco para dislipidemia?

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento das dislipidemias ressaltam o sexo, a idade, o habito de fumar, a composição corporal, o consumo alimentar, alterações nos níveis de glicemia e pressão arterial.

Quanto ao padrão laboratorial como podemos classificar a dislipidemia?

A Dislipidemia pode ser classificada de acordo o padrão laboratorial em: Hipercolesterolemia Isolada (LDL > 160mg/dl) Hipertrigliceridemia Isolada (TG > 150mg/dl, e se feito em jejum, > 175mg/dl) Hiperlipidemia Mista (LDL > 160mg/dl e TG >150mg/dl ou 175mg/dl, se em jejum)

Como são classificadas as hipertrigliceridemia?

a) hipercolesterolemia isolada: elevação isolada do LDL-C (> 160 mg/dl); b) hipertrigliceridemia isolada: elevação isolada dos TGs (> 150 mg/dl) que reflete o aumento do número e/ou do volume de partículas ricas em TG, como VLDL, IDL e quilomícrons.

Qual a origem da dislipidemia?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Dislipidemia, (geralmente por hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia) é um distúrbio nos níveis de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue.

Quais são os medicamentos para dislipidemia?

  • Medicamentos para Dislipidemia. Se as mudanças no estilo de vida não controlarem os níveis de colesterol e triglicérides, o tratamento pode envolver o uso de fármacos. Nestes casos, são comumente utilizadas as estatinas, como: Sinvastatina. Rosuvastatina.

Quais são as causas de dislipidemia secundária?

  • Exemplos de causas de dislipidemia secundária são: hipotireoidismo, doenças renais parenquimatosas, diabete melito. O alcoolismo também pode influenciar os níveis de LP, principalmente os triglicérides e o HDL.

Quais são fatores de risco para a dislipidemia?

  • Os fatores de risco que favorecem a dislipidemia dizem respeito às principais causas da doença. É muito comum a coexistência de mais de um fator de risco, associada a uma causa genética para o desenvolvimento da doença. Assim, são fatores de risco para a dislipidemia: