Para adquirir novos hábitos, a Teoria dos 21 dias sugere que você faça algo na prática por 21 dias ininterruptos. Por exemplo: praticar algum exercício físico em casa por 21 dias sem pular nenhum dia. A ideia é que se faça algo repetidamente, até que se torne automático.
Em meados da década de 1960, o cirurgião plástico norte-americano Maxwell Maltz observou que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para assimilar os benefícios e mudanças de um procedimento cirúrgico. Esse é período necessário para que o cérebro torne um novo hábito um padrão e realize a tarefa com menos esforço.
De acordo com o especialista, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. No livro O Poder do Hábito, Charles Duhhig também considera que são necessários 21 dias de repetição de uma ação para que ela se torne um hábito.
Um estudo recente de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology, afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em algo automático, de tal forma que não tenhamos de ter força de vontade, precisamos de 66 dias.
Sendo assim, na hora de criar bons hábitos, seguir algumas dicas podem fazer toda a diferença:
A cada oito horas sentado, é necessário uma hora de caminhada, diz estudo
De acordo com os estudos mencionados por Dean no livro, leva em média 66 dias para que alguém adquira um novo hábito, ou seja, comece a fazer algo que antes não era costume de maneira automática.
Lembre-se da teoria dos 21 dias, que, segundo os neurologistas, nosso cérebro demora 21 dias para se adaptar ao um novo hábito ou rotina. Claro, devemos considerar que cada pessoa é única, tendo seu próprio tempo, de modo que esses 21 dias podem se estender ou diminuir.
Muitos acreditam que 3 semanas é um tempo mínimo para mudar um hábito. Um estudo feito com 96 voluntários pelo Jornal Europeu de Psicologia no ano de 2010 revelou que o tempo para mudar um conjunto de hábitos para outros mais saudáveis poderia variar entre dias.
Como falado, comece com um hábito mais simples para depois aumentar ele pouco a pouco. A ideia é que a cada dia você tente ser 1% melhor que no dia anterior e não dobrar o esforço. Por exemplo, se quiser praticar algum exercício físico, como corrida. Inicie correndo por poucos minutos.