Quarta-feira Santa, Grande e Sagrada Quarta-feira ou, tradicionalmente, Quarta-feira de Trevas é a quarta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus.
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. ... É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando é celebrada a Missa da Ceia do Senhor.
A imposição de cinzas Simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. O Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa.
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. ... A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz.
À noite, depois da liturgia, todas as decorações e vestes são trocadas por outras de cor negra ou escura, um sinal do início da paixão. A partir da Grande e Sagrada Quinta-feira, os serviços em memória dos mortos estão proibidos até o dia seguinte ao Domingo de Tomé.
O jejum vem expresso no Quarto Mandamento da Lei da Igreja que diz: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja". ... O Código de Direito Canônico estabelece o jejum todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.
O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na frente de cada fiel, traçando o Sinal da Cruz. Em seguida, vêm as frases: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás" ou então "Arrepende-te e crede no Evangelho". ... O sacerdote então deve higienizar as mãos, colocar a máscara e impor as cinzas a todos os presentes.
Para os judeus, a tradição das cinzas remete ao arrependimento dos pecados e a reconciliação com Deus. De acordo com o que diz a Igreja Católica, a data introduz os fiéis ao tempo litúrgico que exorta o arrependimento dos pecados para alcançar a eternidade e celebrar bem a Páscoa.