Compõe-se basicamente dióxido de carbono, monóxido de carbono, vapores de água, carvão em fuligem e produtos de enxofre, além de vapores do combustível que não queimou totalmente. É despejado na atmosfera, e os canos de descarga nos carros são o ponto de entrada para essa toxinas poluírem o meio ambiente.
O escapamento, peça presente em carros e motos, tem como função, fazer a saída dos gases usados na combustão. O propósito é filtrar o ar para ele não sair poluído de forma excessiva, além de não gerar barulhos e ruídos desnecessários.
Água saindo pelo escapamento pode ser condensação quente do motor. Você pode notar água no seu tubo de escape quando o motor do carro se aquece pela primeira vez. Isso ocorre porque, enquanto o motor se aquece, o sistema de escape também produz calor, o que apresenta como vapor no cano de descarga.
O monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, inco- lor, insípido produzido por queima incompleta de combustíveis que contém átomos de carbono.
Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
Nos carros, se ela aparecer enquanto o motor estiver aquecido, há grandes chances de ser líquido no radiador. A água que passa pela junta do cabeçote com defeito acaba atingindo a câmara de combustão, gerando a fumaça. O defeito pode afetar gravemente o funcionamento do motor, contaminando as velas ou o ar combustível.
Além de eliminar os gases gerados pela queima de combustível e de reduzir o nível de ruído e de emissão de poluentes na atmosfera, o escapamento aumenta a massa de ar aspirada para dentro do cilindro, o que eleva a potência do motor.
Quanto a sua composição, é preciso se atentar quanto à qualidade das peças. Os abafadores mais simples são de aço carbono. Já os materiais internos, costumam ser de lã de vidro ou mesmo ocos, ou seja, sem oferecer o resultado esperado de abafador. Um abafador de qualidade superior geralmente é fabricado com aço inox.
O vazamento de água no carro que resfria o seu motor não é normal. Afinal, o sistema de arrefecimento é projetado para ser hermético. ... Então, se o seu carro precisa constantemente que o reservatório seja completado, algum componente está falhando — e isso pode levar a um problema muito maior.
Sintomas da junta de cabeçote queimada Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.