Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se. Outros sintomas típicos incluem: Dor e inchaço. Em até 24 horas depois da lesão, o joelho inchará.
É possível andar com o ligamento cruzado anterior rompido porém em movimentos rotacionais ou esforço no joelho este vai demonstrar instabilidade que é mais conhecido como falseio que é o deslocamento do joelho pela falta do ligamento.
Olá! O período ideal para a reconstrução do LCA e reparo do seu menisco é após 4 semanas do trauma, pois , caso seja reconstruído antes desse período você poderá evoluir com artrofibrose de joelho que é uma complicação.
A ruptura do ligamento cruzado anterior geralmente ocorre após um trauma torcional do joelho. O mecanismo mais comum ocorre quando o paciente roda o seu corpo e o seu pé permanece fixo no chão.
A lesão do Ligamento Cruzado Anterior acontece durante movimentos torcionais, ou seja, quando o pé fica preso ao solo e o corpo gira sobre o joelho. Esportes que envolvem contato físico com outros atletas e mudanças frequentes de direção estão sempre colocando o ligamento em risco.
Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.
A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.
Os ligamentos cruzados têm um papel fundamental na estabilização do joelho. O ligamento cruzado anterior (LCA) impede que a tíbia (osso da perna) vá muito para frente durante a movimentação do joelho. Já o ligamento cruzado posterior (LCP) impede que a tíbia vá muito para trás.