Para selecionar um fundo de investimento, você precisa levar em consideração os seguinte fatores:
10 critérios para escolher um bom fundo de investimentos
O Fundo de Investimento é uma modalidade de investimento coletivo, tem o papel semelhante à administração de um condomínio. Nestes fundos, os recursos de um conjunto de investidores – cotistas – são reunidos em prol de um mesmo objetivo: obter rendimentos por meio de investimentos.
No caso de um fundo de investimento, o principal risco é aquele inerente aos ativos que compõem a carteira. Porém, há três riscos principais aos quais o investidor está invariavelmente sujeito: o risco de mercado, o risco de crédito e o risco de liquidez.
Os fundos de investimento ganham dinheiro principalmente por meio de cobranças de vendas que funcionam como comissões e cobrando dos investidores uma percentagem dos ativos sob gestão (AUM -assets under management).
4 – Entenda como o seu fundo é tributadoTempo de aplicaçãoAlíquota de IRAté seis meses (180 dias)22,5%Entre seis meses e um ano (1 dias)20%Entre um e dois anos (3 dias)17,5%Acima de 2 anos (721 dias)15%
Como analisar um fundo de ações: o que observar
Na prática, a lâmina de Fundo de Investimento deve conter as seguintes informações abaixo.
Estrutura dos fundos de investimento Gestor: é ele que vai escolher em que ativos investir o dinheiro dos cotistas, a quantidade e o preço a pagar por eles. Podem ser pessoas físicas ou jurídicas (assets), mas precisam de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Um fundo de investimento é um meio de realizar aplicações financeiras de modo coletivo. O dinheiro aplicado fica sob o comando de um gestor, que por sua vez, realiza aplicações rentáveis para o fundo.