Flora é o nome dado ao conjunto de vegetais que se desenvolvem em uma determinada área. Buriti, pequi, jatobá, ipê e angico são exemplos de plantas que compõem, por exemplo, a flora do Cerrado. ... A flora, assim como a fauna, também sofre com a ação do homem.
De forma geral, a flora representa os organismos vivos do Reino Animal, ou seja, as plantas de determinada região. O termo designa, ainda, a variedade de plantas de um ecossistema ou bioma. O Brasil, por exemplo, possui a maior biodiversidade do mundo quando o assunto é flora.
"As áreas protegidas têm um papel fundamental no cuidado da flora e da fauna. Elas são a base de uma estratégia para a preservação das espécies para as futuras gerações", diz Adriana Moreira, que lidera o trabalho do Banco Mundial sobre biodiversidade no Brasil.
Flora da Mata Atlântica: pau-brasil, bromélias, palmito-juçara, quaresmeira, begônias, citronela, salvia, acácia e passiflora. Flora da Amazônia: seringueira, cacaueiro, annona, attalea, vitória-régia e fabaceae. Flora do Cerrado: jacarandá, terminalia, connarus, andirá, salácia, Antonia, miconia e rustia formosa.
A flora é o objeto de estudo da florística que é uma disciplina da botânica e também da biogeografia, tal disciplina se encarrega de estudar, nas mais distintas áreas geográficas, sobre a distribuição de espécies de plantas e a relação que há entre elas.
Zoólogos e paleontólogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleção de animais tipicamente encontrados em um período específico ou lugar específico, por exemplo a "Fauna do Deserto de Sonora" ou "a fauna de Burgess Shale".
Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros. A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região.