O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.
A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa "povo que tem os mesmos costumes". Raça é um conceito biológico aplicado aos subgrupos de uma espécie. ... A diferença entre raça e etnia é portanto que raça determinava um grupo por características biológicas, enquanto a etnia fala sobre aspectos culturais.
Cor ou raça. O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. ... Se fôssemos uma pequena comunidade de 100 pessoas, 45 brasileiros se declarariam como brancos, 45 como pardos, 9 como pretos e, aproximadamente, 1 brasileiro se declararia como amarelo ou indígena.
O conceito de etnia, por outro lado, diz que a identidade de um indivíduo é resumida em diversos fatores, como parentesco, religião, língua, território compartilhado, nacionalidade e aparência física. Portanto, está atrelado à cultura e origem do indivíduo de forma mais ampla.
Entende-se discriminação étnico-racial como qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, ascendência, cor, origem nacional ou étnica com a finalidade ou o efeito de dificultar ou impedir o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos ...
A desigualdade étnica refere-se às desigualdades de oportunidades e de condições de vida que resulta de diferenças étnicas. No Brasil, a desigualdade étnica acompanhou o processo de colonização, de forma extremamente violenta (violências física e simbólica), que são sofrida pelos povos indígenas até hoje.
Pardo, na definição do manual é uma mistura de cor, ou seja, é uma pessoa gerada a partir de alguma miscigenação, seja ela "mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça". Sem dúvida são pardos os filhos de indivíduos brancos (ou indígenas) com pretos – afro-descendentes.