O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
O mercado de um bem encontra-se em equilíbrio quando há equivalência entre oferta e a demanda (ou procura) desse bem, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem.
Utilizado em Economia e Finanças, o Ponto de Equilíbrio (ou Break Even Point – BEP, em inglês) indica o valor no qual as despesas e receitas de um negócio se equiparam. Quando uma empresa alcança essa marca, significa que o total de ganhos é o mesmo do total de gastos, em outras palavras, não lucrou nem teve prejuízo.
Existem três principais variações do ponto de equilíbrio: o contábil, o financeiro e o econômico. Eles são razoavelmente parecidos no conceito, mas apresentam perspectivas um pouco diferentes para o cálculo.
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
Ao calcular o ponto de equilíbrio financeiro podemos utilizar a seguinte fórmula:
Para chegar à fórmula ponto de equilíbrio, basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição e então multiplicar por 100 para achar a porcentagem.
É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos. ...
O ponto de Equilíbrio é o ponto da atividade da empresa no qual não há lucro nem prejuízo, isto é, o ponto em que a receita é igual ao custo total, assim, além do ponto de equilíbrio, a empresa obterá lucros. ...
Pergunta 8 0 em 0 pontos Quais são os três tipos de ponto de equilíbrio normalmente mencionados no âmbito do mercado? Resposta Selecionada: e. Ponto de equilíbrio de vendas, ponto de equilíbrio de produção (volume), ponto de equilíbrio de percentagem (%).