Tomados pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, os "Cavaleiros da Luz" discutiam os princípios e valores do pensamento iluminista como instrumento capaz de promover a formação de uma República mais justa e próspera no território baiano.
A inserção de líderes e demandas populares logo motivou o afastamento dos Cavaleiros da Luz, que interpretavam negativamente o aprofundamento da conjuração. Logo em seguida, por meio de investigações e denúncias, as autoridades lusitanas foram determinando quais eram os principais líderes da Inconfidência Baiana.
O grupo maçônico dos Cavaleiros da luz, diferente da Arcádia mineira, não era formado por elites. Foi formado pelas minorias populares, como escravos, comerciantes, negros etc..
A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
As lojas maçônicas da colônia, surgidas no século XVIII, tiveram grande importância no movimento de emancipação política. Nelas discutiam-se os ideais democráticos e liberais e combatia-se o absolutismo.
Conjuração BaianaRepresentantes das camadas populares, com grande números de negros e mulatos, de escravos e libertosGoverno da BahiaLíderesSoldados Luís Gonzaga das Virgens Lucas Dantas Alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira João de Deus Nascimento Cipriano Barata Jornalista e cirurgião
Em 12 de agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.
Nas situações de guerra, os cavaleiros eram organizados em diferentes postos de batalha. Tão importante quanto a sua posição e habilidades, um cavaleiro não poderia sobreviver muito tempo em guerra sem que estivesse acompanhado de seu cavalo. Se a sua montaria fosse perdida, a morte era quase certa.
Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal.