Uma fusão entre a tradição grega e a cultura ocidental A cultura helenística também conhecida por helenismo foi um período cultural e histórico no qual os elementos da cultura grega (helênica) foram difundidos pelo mundo, sendo agregados por componentes da cultura ocidental, europeia, asiática e oriental.
O helenismo foi caracterizado pelo florescimento, expansão e domínio da cultura grega no mundo antigo, tendo como base a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental.
O Período Helenístico (ou Helenismo) foi uma época da história compreendida entre os séculos III e II a.C. no qual os gregos estiveram sob o domínio do Império Macedônico.
Os helenistas, ou seja, os que viviam conforme a cultura grega, eram cristãos ou judeus que pensavam que o cumprimento da Torá não era imprescindível.
O Período Helenístico foi marcado pelo domínio do Império Macedônio sobre a Grécia. Localizados em uma região ao norte da Grécia, eram considerados bárbaros pelos povos gregos. ... Após a morte de Alexandre, vítima de doença à época, seu império não se sustentou e foi dividido.
A importância do período helenístico para a filosofia é vital, visto que nele a filosofia deu grandes saltos como forma de conhecimento científico para a época, além de espalhar-se pelo mundo antigo, influenciando positivamente outros povos e culturas.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... O império alexandrino caracterizou-se por levar também a cultura grega (chamada helênica) para todas as regiões que conquistou.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. Os termos "helenismo" e "helenístico" foram criados pelo historiador alemão, especialista em cultura clássica, Johann Gustav Droysen. ...