Logo, o Índice de Gini pode ser interpretado da seguinte forma: Quanto mais perto de zero: maior é a igualdade de renda entre a população. Ou seja, quanto menor o indicador, menor é a desigualdade social e mais próxima é a renda dos mais pobres em relação aos mais ricos.
O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. ... O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza.
Quanto mais perto de 0, menor é a desigualdade social de um lugar. Quanto mais próximo de um, mais desigual é o local estudado. Nesse caso, se houvesse um país com o índice de Gini em 0, seria um lugar onde todos possuíssem a mesma renda.
O Índice ou Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade de dados que é muito utilizada para medir a desigualdade de renda. ... Os valores deste coeficiente são representados entre 0 e 1, em que quanto mais próximo de zero menor é a desigualdade social. Sendo igual a um, a desigualdade atinge o seu máximo.
Bom então o IDH prega a eliminação da pobreza e o desenvolvimento humano calcado nas variáveis EDUCAÇÃO e LONGEVIDADE além do PIB. ... Pelo IDH vemos que é necessário dar mais importância à educação no Brasil. Já o GINI mede a desigualdade da distribuição de renda nos países.
O Coeficiente de Gini é um importante índice de medição das desigualdades sociais e do nível de concentração de renda. O Coeficiente de Gini – também chamado de Índice de Gini – é um dado estatístico utilizado para avaliar a distribuição das riquezas de um determinado lugar.
O cálculo do coeficiente de Gini é simples: divide-se a área de concentração pela área de perfeita desigualdade, ou seja, pela área do triângulo situado abaixo da linha de perfeita igualdade: G = Área de Concentração / Área de Perfeita Desigualdade.
Basicamente é um índice usado para mostrar em número o quanto a riqueza nacional está concentrada na mão de poucas pessoas. No Brasil, por exemplo, os 5% mais ricos detêm mesma fatia de renda que os outros 95%.
O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. ... Já o GINI mede a desigualdade da distribuição de renda nos países.