O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Os genes estão localizados nos cromossomos e ocupam um lugar bem definido nessa estrutura. O lugar que um gene ocupa em um cromossomo é chamado de locus gênico. Um gene pra uma determinada característica nem sempre apresenta-se igual. As formas alternativas de um determinado gene é chamado de alelo.
Cada gene é formado por uma sequência específica e ordenada de ácidos nucleicos (ADN e ARN) que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de ARN).
Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.
A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações.
Quando falamos em material genético estamos nos referindo aos ácidos nucleicos que codificam os genes. Ele contém todas as informações genéticas que determinam as características de uma vida orgânica. Cada célula possui uma quantidade média considerável de material genético ao longo da sua vida.
Genética é a ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade.
Os genes são segmentos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, ou DNA, localizados no núcleo das células. Eles são considerados como as unidades da hereditariedade.
Os genes são porções do DNA que determinam as características herdadas geneticamente. São eles que possuem o molde para a produção de proteínas. O gene pode ser definido de maneira simplificada como um segmento de uma molécula de DNA que determina algumas características herdadas geneticamente.
Para cada característica do nosso corpo, temos duas cópias de um gene (uma cópia proveniente do pai e outra da mãe) atuando para que ela se expresse, ou seja, dois alelos. Alguns alelos são dominantes sobre outros, ou seja, a presença de um único alelo é capaz de expressar a sua característica.