Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. ... O traço representa o símbolo da divisão; o número que fica acima desse traço é chamado de numerador, e o que fica abaixo dele é o denominador.
As frações consistem em números que exprimem uma ou mais partes iguais de um todo. ... A: chamado de numerador, é o número escrito na parte superior e indica quantas partes a fração tem. B: chamado de denominador, é número escrito na parte inferior e indica o número de partes em que dividimos cada unidade.
O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida. Assim, a fração é um número construído a partir da razão do numerador pelo denominador.
Frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade. Se quisermos encontrar frações que são equivalentes para uma fração, basta multiplicarmos o numerador e denominador pelo mesmo número natural diferente de zero.
Regras para leitura das fraçõesNumeradorDenominadorLeituraumdoisum meiodoistrêsdois terçostrêsquatrotrês quartosseteoitosete oitavos
O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida.
Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter uma nova fração equivalente com denominador sem radical.
O número que está em cima é chamado de numerador (quantas partes foram consideradas do todo), o número que está em baixo é chamado de denominador (em quantas partes o todo foi dividido).
Quando o denominador é um número natural, o numerador indica quantas partes são tomadas do denominador, sendo que o denominador indica em quantas partes o número inteiro foi dividido.