O jogo do xadrez tem a sua origem na Índia e surgiu na tradição da estratégia guerreira dos kshatryia, a casta dos guerreiros que inspirou a grande obra épica Bhagavad-Gita. O jogo simboliza a luta entre os gigantes Asura e os deuses Deva ou entre o rei Wu-yi e o céu, numa temática constante de luta pelo domínio total.
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas (verticais) e 8 fileiras (horizontais), cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras e claras. A primeira casa no extremo esquerdo do tabuleiro deve ser uma casa preta e a última casa no extremo direito, uma casa branca.
O objetivo do jogo é conquistar o "rei" de seu adversário. Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Dama Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance. Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal de outra cor.
O rei – é a peça mais importante do jogo. Jamais pode ser capturado e, quando recebe o xeque-mate, a partida está terminada. O rei pode andar apenas uma casa por vez, em qualquer direção: horizontal, vertical e diagonal. A dama – é a peça mais poderosa do jogo, pois controla um grande número de casas.
No xadrez ocidental, o tabuleiro é de forma quadrada, sendo seus lados divididos em oito partes, perfazendo um total de sessenta e quatro subdivisões.
39 X 39 X 5 cm Jogo de xadrez e dama tabuleiro oficial em madeira com gaveta 39 X 39 X 5 cm.
O jogo de Xadrez tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.