Significado de Monumento substantivo masculino Obra de arquitetura ou de escultura destinada a transmitir ou a perpetuar para a posteridade a lembrança de um grande vulto ou de um acontecimento. Edifício público notável pela sua grandeza ou pela sua magnificência.
O monumento público vem demarcar um ponto específico na cidade, ele representa a memória que se quer preservar, que se quer fazer lembrar através da sua presença material. ... O monumento permanece estático e imutável em meio a uma sociedade que se transforma a cada segundo.
Monumentos históricos Monumentos históricos são objetos artísticos ou bens materiais, isto é, estruturas erguidas para simbolizar, comemorar ou homenagear pessoas, acontecimentos ou fatos significativos para determinados grupos ou sociedades.
Monumento às Bandeiras | Governo do Estado de São Paulo. O Monumento às Bandeiras está localizado no Parque Ibirapuera, na área da Praça Armando de Salles Oliveira, e representa os bandeirantes que desbravaram o país no período colonial.
Resposta: Um monumento público demarca um ponto específico na cidade, ele representa a memória que se quer preservar, que se quer fazer lembrar através da sua presença material... O monumento permanece estático e imutável em meio a uma sociedade que se transforma a cada segundo.
É exatamente nesse sentido que os espaços arquitetônicos considerados patrimônio histórico vinculam-se à noção de monumento, uma vez que nos impelem ao exercício de reconhecimento/pertencimento, resgatando de nossa memória símbolos, imagens e vivências individuais e sociais temporalmente delimitadas.
Exemplos de monumentos incluem estátuas, memoriais (de guerra), edifícios históricos, sítios arqueológicos e bens culturais. Se houver interesse público em sua preservação, um monumento pode, por exemplo, ser listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Cada monumento revela um pouco de nossa própria história. Preservá-los é, portanto, construir a memória de nossa cidade, formando um livro vivo de fatos que poderão ser contados eternamente às gerações futuras. Por isso, nossa maior preocupação é com a preservação dessas obras, constantemente depredadas e pichadas.
Os monumentos também costumam ser projetados para transmitir informações históricas ou políticas e, assim, podem desenvolver uma potência sociopolítica ativa. Eles podem ser usados para reforçar a primazia do poder político contemporâneo, como a coluna de Trajano ou as numerosas estátuas de Lenin na União Soviética.
Victor Brecheret trouxe à vida um grupo anônimo de 32 figuras (homens, mulheres e crianças), representando algumas etnias, como os portugueses (barbados) e os índios (com cruzes no pescoço). Ainda aparecem negros e mamelucos (pessoas com ascendência indígena e branca).