O nome Acre surgiu de "Aquiri", que significa "rio dos jacarés" na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região, que é banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre.
O território acriano faz divisa com os estados do Amazonas e com uma pequena faixa de Rondônia, a leste. Faz fronteira ainda com dois países: o Peru, em toda a porção oeste, e a Bolívia, a sudeste. O ponto mais ocidental do território brasileiro está localizado no Acre.
No AR em 21 - 17:59. Nesta terça-feira o Acre celebra 59 anos de emancipação à categoria de Estado. No dia 15 de junho de 1962, foi sancionada por João Goulart, então presidente da República, a lei que transformou o Território do Acre em Estado do Acre.
LEI No 4.070, DE 15 DE JUNHO DE 1962. Eleva o Território do Acre à categoria de Estado e dá outras providências. O Presidente da República: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.
Os haitianos são a maioria, mais de 26 mil imigrantes representando 22,53% do total. Em segundo lugar aparecem os portugueses, com 9.088 vínculos de trabalho. O Ministério do Trabalho destaca que os peruanos e bolivianos são maioria na região Norte devido a proximidade da região de fronteira.
As suas características físicas são uniformes, com relevo predominantemente formado por planícies, vegetação de floresta equatorial, típica da Floresta Amazônica, e também, clima Equatorial, marcado pela alta temperatura e pluviosidade. Os rios mais importantes do Acre são o Juruá e o Purus.
Recebe o nome de Tratado de Petrópolis o documento firmado entre a Bolívia e o Brasil a 17 de novembro de 1903. Assinado naquela cidade do estado do Rio de Janeiro, este tratado tornou oficial a anexação do atual estado do Acre ao território brasileiro.
Em 15 de junho de 1962 o presidente Goulart sancionou a lei 4.070 e tornou o Acre a estado. ... O Acre sempre esteve atrelado à orientação do governo brasileiro. A partir do momento em que deixou de ser território e virou estado, ganhou autonomia de seguir os caminhos.
O estado, que originalmente era de território boliviano, foi anexado ao Brasil com a assinatura do Tratado de Petrópolis, no dia 17 de novembro de 1903. O documento foi assinado como forma de encerrar os conflitos da Revolução Acreana, que ocorriam na região. ... Era um território que não estava legalizado.