Nas imagens dos quatro evangelistas dispostas na nave central da catedral de Porto Alegre, os apóstolos estão representados com seus símbolos que são o anjo para São Ma- teus; o leão para representar São Marcos; o boi simbolizando São Lucas e, finalmente, a águia, símbolo de São João.
A associação mais comum, embora não pioneira, é:
Mateus: Anjo ou homem com asas: O Evangelho de Mateus é representado por um anjo (ou segundo alguns, um homem com asas) por iniciar sua narração a partir da Genealogia de Jesus, mostrando-O como Filho de Davi e filho de Abrãao.
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não judeus), enfatizando a misericórdia de Deus através da salvação por Jesus Cristo, principalmente para os pobres e humildes de coração. O último dos evangelhos, o de João, foi escrito para doutrinar os novos convertidos.
Há quatro ofícios distintos de Cristo apresentados nos Evangelhos. Ele é apresentado como: Rei em Mateus, Servo em Marcos, Filho do homem em Lucas e Filho de Deus em João. ... No Evangelho, Jesus normalmente faz alusão a si mesmo como o Filho do Homem, uma referência velada ao seu caráter messiânico (Dn7.
De acordo com a mitologia, o boi representa atributos como justiça, lealdade, paciência e apego às tradições. O elemento metal, que o acompanha, é símbolo de determinação, ambição, sucesso, impulsividade e teimosia. Por fim, a polaridade yin é associada à energia feminina, liderança e beleza.
Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).
de Marcos Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto.
Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias (ver Guia para Estudo das Escrituras, "Mateus").