Na questão política, a guerra garantiu o fim dos conflitos políticos que aconteciam nos dois países (federalistas x unitaristas, no caso argentino, e blancos x colorados, no caso uruguaio). Além disso, a Guerra do Paraguai contribuiu para o enriquecimento da classe mercantil de Buenos Aires.
A guerra oficialmente encerrou-se quando Solano López foi morto por soldados brasileiros na batalha de Cerro Corá, em março de 1870. As consequências para o Paraguai foram a destruição do país e a morte de milhares de pessoas (as estatísticas mais aceitas apontam para números entre 1 mil mortos).
Para o Brasil, a guerra gerou forte impacto na economia, uma vez que os gastos do Brasil foram 11 vezes o orçamento anual do país em 1864. Além disso, o governo brasileiro saiu bastante endividado, sobretudo com bancos ingleses, em decorrência dos empréstimos feitos para financiar o conflito.
As causas da Guerra do Paraguai estão centradas no processo de formação das nações platinas no contexto da segunda metade do século XIX. Cada nação possuía seus interesses econômicos e políticos, e a defesa desses interesses causou o choque entre o Paraguai e Brasil, Argentina e Uruguai.
GABARITO A: Brasil, Argentina e Uruguai uniram suas forças para a formação da chamada Tríplice Aliança. GABARITO B: O conflito entre Brasil e Paraguai aconteceu enquanto resultado de uma antiga disputa envolvendo a livre navegação no Rio da Prata.
Pantanal Paulo - Parte do Pantanal pertenceu ao Paraguai - . Se não fosse a Guerra do Paraguai (1864-1870), embarcar para o Pantanal poderia ser uma viagem internacional -parte do atual território brasileiro, entre os rios Apa e Branco, pertencia ao chamado "país guarani".
O estopim do conflito Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López.
A consequência foi que no Sul, o Brasil acabou perdendo o território onde hoje é o Uruguai; na Guerra do Paraguai a vitória dos aliados brasileiros resultou na anexação de novos territórios. Os gastos do Brasil foram 11 vezes o orçamento anual do país em 1864.
As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU. No Brasil, verifica-se o fim do governo de Getúlio Vargas e a aproximação com os americanos.
Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.