A história de ocupação da Amazônia começa quando levas de imigrantes asiáticos chegaram ao vale do Amazonas há mais de 14 mil anos. ... Assim, no século 16, quando os europeus atingiram o rio Amazonas, encontraram uma floresta habitada por povos indígenas diversos culturalmente que sustentavam populações numerosas.
As preocupações de Acunã referem-se à presença portuguesa e holandesa, entre outros europeus constantes na região, sugerindo ao rei a construção de uma fortaleza na área mais estreita do grande rio, para impedir passagem de inimigos, e outra no rio Negro para evitar entrada de ingleses e holandeses.
Resposta: A ereção de fortificações na Amazônia prende-se ao processo de conquista e exploração econômica da região, assim como a aspectos de soberania de fronteiras e dos direitos de navegação na bacia do rio Amazonas, em termos de Relações Internacionais.
CERCA DE 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos.
O primeiro europeu a percorrer todo o curso do rio Amazonas teria sido o espanhol Francisco de Orellana, entre 15, desde a cordilheira dos Andes até ao Oceano Atlântico.
Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis - graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.
O desejo de explorar o território brasileiro, a busca de pedras e metais preciosos, a preocupação do colonizador português em consolidar seu domínio e a vontade de arrebanhar mão-de-obra indígena para trabalhar nas lavouras resultaram em incursões pelo interior do país, feitas muitas vezes por milhares de homens, em ...
Após a posse dessas terras, elas ficaram conhecidas como colônias de exploração. O principal objetivo dessa exploração era estabelecer a extração de recursos naturais para manter um mercado lucrativo e favorável.
Ao longo da história do Brasil, centenas de fortes foram construídos e tinham como função principal preservar a integridade do território nacional.
Resposta: Os fortes coloniais nos permitem conhecer e vivenciar um pouco da história dos nossos antepassados e que por razão disso, não deixa de também ser a nossa. Os fortes atuam com extrema importância para a memória da população e promove o enriquecimento cultural.