Amazonas. A bandeira conta com três cores: azul, branco e vermelho. Além disso, ela conta com 25 estrelas, que representam os 25 municípios existentes no Estado até 1897. A estrela maior representa a capital Manaus.
A bandeira amazonense apresenta as cores branca, azul e vermelha (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense, que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.No ...
A combinação de azul e branco vem do fim do século XI, tempo em que foram adotadas como cores do Condado Portucalense. ... As 25 estrelas presentes no cantão azul da bandeira do Amazonas representam os 25 municípios em que se dividia o estado em agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus.
ÁGUIA DA AMAZÔNIA: De asas abertas, unhas aduncas e o bico entreaberto, simboliza a grandeza e a força do povo do Estado. SOL: Representa a luz, a vida e a justiça. A ELIPSE: Significa os rios, Solimões e Negro, na confluência formando a partir deste ponto o rio Amazonas. O CAMPO AZUL: Retrata o céu brasileiro.
Na parte superior de seu escudo, a bandeira tem um sol com a frase "21 de novembro de 1889". A representação, segundo o secretário de Cultura, é uma alusão ao dia em que, na cidade de Manaus, a antiga província aderiu à Proclamação da República. "O brasão de nossa bandeira representa perfeitamente a história de Manaus.
Brasão de Manaus. Um sol na parte superior do escudo, cujos raios (no sentido horário de um relógio redondo, em 180 graus angulares) se inscreve a divisa 21 de Novembro de 1889. Dentro do escudo: o encontro das águas, as origens da cidade e a árvore símbolo da economia da época.
A Bandeira da França (também conhecida como a tricolor ou bleu, blanc, rouge) é uma tricolor dividida em três faixas verticais (azul, branca e vermelha), simboliza a Revolução Francesa (1789), sendo que o azul e o vermelho representam as cores de Paris, enquanto o branco representa as origens, ou seja, a realeza.
O nome 'Amazonas' vem da palavra "amassunu", que quer dizer, na língua indígena, 'ruído de águas, água que retumba'. Foi dado ao rio que banha o Estado, pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, em 1541. Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado entre Espanha e Portugal em 1494, a região Amazônica pertencia à Espanha.
Na bandeira amazonense, ao branco e azul somou-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense (atual Polícia Militar do Estado do Amazonas), que se integrou às ...
O nome lembra a tribo indígena dos Manáos, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é "mãe dos deuses".