As séries dos lantanídeos e actinídeos correspondem aos elementos químicos pertencentes ao sexto e sétimo períodos da família IIIB da Tabela Periódica. ... Estão posicionadas sempre do lado de fora do corpo principal da Tabela porque possuem um grande número de elementos.
Os lantanídeos e actinídeos são elementos localizados no grupo 3 (IIIB) da Tabela Periódica, mais especificamente no sexto e sétimo períodos. Os lantanídeos e os actinídeos são os elementos químicos localizados na família IIIB ou grupo 3 da Tabela Periódica e que ocupam, respectivamente, o sexto e sétimo período.
LantânioNúmero CAS7439-91-0Propriedade atómicasMassa atómica138,90547(7) uRaio atómico (calculado)195 pm
Os lantanídeos ou lantanoides (nomenclatura IUPAC) são um grupo de elementos químicos que formam parte do período 6 da tabela periódica. Estes elementos são chamados terras-raras porque se encontram na forma de óxidos e junto com os actinídeos constituem os elementos de transição interna.
O grupo dos actinídeos é constituído pelo tório (Th), protactínio (Pa), urânio (U), neptúnio (Np), plutónio (Pu), amerício (Am), cúrio (Cm), berquélio (Bk), califórnio (Cf), einsteinio (Es), férmio (Fm), mendelévio (Md), nobélio (No) e laurêncio (Lr).
Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica. Segundo a notação mais antiga, as famílias desses elementos eram as do grupo B, que tinham a seguinte ordem da esquerda para a direita: IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIIB, IB e IIB, sendo que a coluna VIIIB era tripla.
Os elementos actinídeos formam uma série na tabela periódica encontrada após o actínio (Ac) com números atômicos que variam do . Juntamente com os lantanídeos, compõe os elementos do bloco f da tabela periódica....Elementos naturais:
EurópioNome, símbolo, númeroEurópio, Eu, 63Série químicaLantanídiosGrupo, período, blocon/a, 6, fDensidade, dureza5264 kg/m, n/a
São todos metais prateados, moles e extremamente reativos. Podem ser chamados também de elementos terras raras muito embora sua ocorrência não seja tão rara assim. Os lantanídeos, devido a seus orbitais f não participarem da formação das ligações formam pouquíssimos compostos de coordenação.