Numa instalação elétrica, em configuração radial, o objetivo da seletividade é isolar a carga que apresenta falha do restante da rede de distribuição, garantindo a continuidade de serviço/operação, conforme vimos nos exemplos anteriores. Existem vários tipos de falhas elétricas em uma instalação.
A seletividade é o isolamento de um circuito com falha até o ponto de falha, sem perturbar nenhum dos outros dispositivos de proteção no sistema. Um sistema devidamente coordenado tem cada um dos seus dispositivos de proteção ajustados para minimizar o impacto negativo das falhas do equipamento.
O Estudo de Seletividade tem por objetivo garantir a proteção do sistema elétrico por meio da definição dos ajustes de proteção de relés e disjuntores, garantindo a proteção contra curtos circuitos e sobrecargas no sistema elétrico, bem como contra oscilações abruptas de tensão, efetuando os cálculos de energia ...
Os elos são instalados em chaves fusíveis para proteção de ramais ou derivações de troncos dos alimentadores de distribuição de energia bem como no primário dos transformadores na média tensão. Tal proteção é muito utilizada pelas concessionárias devido principalmente as questões econômicas.
A curva de ruptura do disjuntor é o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por determinado tempo.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Quando um religador sente uma condição de sobrecorrente, a circulação dessa corrente é interrompida pela abertura de seus contatos. Os contatos são mantidos abertos durante determinado tempo, chamado tempo de religamento, após o qual se fecham automaticamente para reenergização da linha.
A seletividade cronológica é aquela realizada aplicando intervalos de tempo entre os dispositivos de proteção situados à jusante e à montante, de forma que se garanta que eles irão operar de forma seletiva e coordenada.
Geralmente, os fusíveis são feitos com um fio de chumbo que apresenta um determinado limite para a intensidade da corrente elétrica pela qual ele passa. ... Portanto, a função dos fusíveis é proteger a instalação elétrica da casa como um interruptor de segurança.
Os estudos de proteção e seletividade determinam os equipamentos de proteção elétrica e especificam os tempos de atuação de cada dispositivo, bem como verificam a suportabilidade dos dispositivos, com estudo de nível de curto circuito das instalações.
São dispositivos constituídos por um porta fusível e demais partes destinadas a receber um elo fusível. Seu funcionamento esta baseado no princípio segundo o qual uma corrente que circula em um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade.