São pinturas que retratam a colheita, a secagem, o transporte e até mesmo os ricos cafeicultores paulistas que encomendavam retratos ao pintor, com a plantação ao fundo. Pelas datas, é possível ver que café foi um dos personagens que perduraram durante as três décadas de atividade do artista.
Um dia, Portinari falou: "Vim da terra vermelha e do cafezal." Na vida de Cândido Portinari (1903-1962), o café se fez presente desde sempre. Em sua obra, o café é um tema recorrente, percorrendo três décadas de pintura, desde os anos 30. O "Lavrador de café", uma de suas obras mais conhecidas, foi criada em 1934.
A tela, pertencente ao acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo) retrata o jovem trabalhador negro com sua enxada na mão, seus pés grandes como raízes das árvores, estas cortadas como a ao lado pelo desmatamento na região, a lavoura de café ao fundo e o trem na ferrovia.
Além da proporção, podemos perceber na obra "Café" de Portinari a perspectiva. Observe o esboço feito pelo pintor antes de dar lugar à tinta. Este desenho é uma preparação para a obra "Café", apresenta 40 x 58 cm. Percebemos linhas paralelas, linhas perpendiculares, ponto de fuga entre outros elementos matemáticos.
Candido Portinari exibe um homem forte que toma quase toda a composição da tela. Os pés e mãos do sujeito são retratados de maneira exageradamente grande. Tal recurso é normalmente associado a influências expressionistas e nos transmite a ideia de que os pés e as mãos são fortes e responsáveis pelo trabalho braçal.
É uma lembrança da origem da família, imigrantes italianos que aqui chegaram no fim do século XIX para justamente trabalhar na colheita do café no interior de São Paulo", explica o professor.
O lavrador de café, de Candido Portinari, é uma das telas mais representativas do artista, isso porque é considerada um retrato do trabalhador brasileiro, sobretudo o do meio rural. ... Assim, Portinari produz em 1934 a imagem impactante de um homem negro segurando uma enxada em frente a uma lavoura cafeeira.
Candido PortinariObras destacadasCasamento na Roça, O Lavrador de Café, Construção de Rodovia, RetirantesMovimento estéticoarte modernaCausa da mortecâncerPágina oficial
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.