Os modelos mais antigos de ânfora romana e grega eram feitos de barro e sempre acompanhados de desenhos lindos representando a cultura local – muitos contam histórias da mitologia.
A ânfora (ou amphora, em grego) era um recipiente feito em barro, longilíneo, com bojo e com duas asas, com um fundo em forma de cone ou pontiagudo. ... A ânfora, que normalmente tinha capacidade para cerca de vinte e cinco litros, servia para transportar substâncias como vinho, azeite e cereais diversos.
Era usada pelos gregos e romanos para conter sobretudo líquidos, especialmente o vinho. Servia também para conter azeite, frutos secos, mel, derivados do vinho, cereais ou mesmo água.
Vaso, geralmente grande, com duas asas, de base e gargalo estreitos.
a) Na ânfora está representada a colheita da uva. O cultivo dessa fruta foi uma importante atividade para a sociedade ateniense. A uva foi largamente cultivada nos campos para a fabricação de vinho.
O registro de pintura vermelha em cerâmica grega é considerado o ápice da cerâmica grega, e a maioria dos vasos ou taças hoje famosos por suas pinturas requintadas, são pintados no estilo de registro de pintura vermelha.
Os templos eram construídos com a finalidade dos cidadãos gregos vivenciarem várias celebrações coletivas, como: os eventos esportivos, os cultos aos deuses gregos, os acontecimentos civis, etc. Inclusive, muitos templos gregos foram erguidos em homenagem a uma das divindades da Grécia Antiga.
Quem teria começado a produzir este tipo de cerâmicas teria sido o pintor de Andócides, que provavelmente foi quem inventou a técnica das figuras vermelhas. Em alguns casos, ambos lados mostram a mesma cena, e em outros cenas diferentes.
Era usada pelos gregos e romanos para conter sobretudo líquidos, especialmente o vinho. Servia também para conter azeite, frutos secos, mel, derivados do vinho, cereais ou mesmo água.
IX e VIII a.C.) - Este estilo tinha como principal característica o uso de motivos geométricos numa decoração simples e sóbria, motivos esses que eram dispostos á volta do corpo dos vasos, compondo bandas ou frisos; as bandas eram decoradas com motivos organizados em combinações e variações criativas tais como meandros ...