A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas.
Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.
Todos os acontecimentos da noite de São João têm origem, segundo a interpretação popular, na mensagem bíblica. A fogueira, por exemplo, está relacionada à amizade de Nossa Senhora com Santa Isabel. Conta-se que Santa Isabel era prima e muito amiga de Maria, Mãe de Jesus, e, por isso, costumava visita-la.
Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina. A festa junina é conhecida popularmente por seu caráter alegre, com brincadeiras, comidas típicas, simpatias, etc.
Quadrilha. Como já comentamos, a quadrilha tem sua origem nas danças realizadas nas festa da corte portuguesa no Brasil, que também possui características das celebrações francesas. O momento representa a alegria e amor.
A Fogueira de São Pedro teve início com um forte contexto religioso. Pedro era mascate e visitava a cidade periodicamente, principalmente no período da Festa de São João Batista. ... Desde então passou-se a comemorar a Festa da Fogueira em homenagem a São Pedro e ao Pedro da Colodina, sempre no final do mês de junho.
Além de espantar o frio, típico do outono e inverno, a fogueira tem a ver com São João, um dos santos homenageados na festa. De acordo com a tradição católica, quando João nasceu, sua mãe Isabel pediu para acenderem uma fogueira nas montanhas da Judeia, para avisar sua prima Maria do acontecimento.
Para os cristão, a fogueira representa o nascimento de São João Batista. Isso porque Santa Isabel teria usado o recurso para avisar a Maria que seu filho ia nascer e de que precisava de ajuda no parto.
Pouco a pouco, o Cristianismo adaptou essas festas e lhes deu um novo significado. ... As fogueiras, brincadeiras e cânticos tradicionais que, nos séculos antigos, representavam cultos à natureza passaram a ter como objetivo fazer memória do nascimento de São João Batista.
A IURD realiza semestralmente uma campanha em todos os seus templos denominada "Fogueira Santa de Israel", com o objetivo de relembrar seus membros da importância do sacrifício. ... Os sacrifícios são oferecidos em dinheiro e entregues diretamente no altar da igreja.