água e possuem um sistema de circulação interna, em que a água percorre os dutos do motor fazendo trocas de calor. A água passa pelo bloco do motor e refrigera a parte metálica que se encontra com temperatura elevada.
A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada. Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador.
A ventoinha tem o papel de acelerar a passagem de ar pelo radiador, fazendo com que a troca de calor entre o fluido refrigerante e o ar seja mais rápida. A maioria dos automóveis modernos possui este sistema de refrigeração. É uma peça fundamental para que o radiador e o motor do carro funcionem como devem.
Com o motor quente, o óleo passa por estes espaços e esquenta, e então ele é bombeado para o radiador, onde é resfriado (pelo ar). Este tipo de refrigeração é mais eficiente do que a refrigeração a ar, mas possui o inconveniente de exigir atenção redobrada com o nível de óleo, pois é comum que ele baixe.
Porque a água possui um alto calor específico, e isso confere a ela ser uma boa dissipadora de calor e esquentar e esfriar rapidamente, ou seja, ao se utilizar água para refrigeração de automóveis, utiliza-se pela seu rápido resfriamento, no caso quando o motor esquenta muito.
O sistema de arrefecimento do motor é montado por um ciclo fechado que contém 7 componentes principais. Eles são: bomba d'água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha.
O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.
Abra o capô e veja se sai fumaça.
Se quiser ajudar o motor a arrefecer use a ventilação quente para dispersar o calor do motor. Pode parecer uma loucura, mas na verdade funciona. Coloque os comandos da temperatura para ventilar e coloque o aquecimento no máximo. Se o tempo estiver quente, o interior do carro vai aquecer muito e depressa.