A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem. ... Um exemplo da reflexão regular é a que acontece nos espelhos planos, em que a imagem formada é bastante nítida.
Meio transparente: é um meio regular, motivo pelo qual a luz passa facilmente por ele. O vácuo é um meio transparente. Um meio opaco não permite que a luz se espalhe, porque ele bloqueia a luz.
Luz e visão Os objetos são visíveis porque emitem luz ou porque refletem luz. Por exemplo, o Sol é visível porque emite sua própria luz, mas a Lua só é visível porque reflete a luz do Sol. A maioria dos objetos reflete a luz. ... Esse tipo de objeto é chamado de transparente, ou translúcido.
A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.
As fontes de luz que possuem dimensões desprezíveis são chamadas de fontes pontuais. Já aquelas que têm tamanho considerável, como o Sol, são chamadas de fontes extensas.
Materiais translúcidos permitem que a luz passe através deles apenas difusamente, e então não permitem uma visão completa. Exemplos de materiais translúcidos incluem o vidro fosco, papel, minerais como o quartzo rosa e alguns tipos de âmbar.
Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão. ... A 1° lei da reflexão: O raio incidente (RI) à normal e o raio refletido são cooplanares, ou seja, estão no mesmo plano. Explicação: básicamente e isso!!
Os raios luminosos partem de um único ponto (P) e espalham-se. Os raios luminosos concentram-se em um único ponto. Os raios luminosos são todos paralelos entre si. Nesse caso, a fonte de luz encontra-se no infinito e é chamada de fonte imprópria.
Meios de propagação da luz podem ser opacos, translúcidos ou transparentes. Quando a luz atravessa esses diferentes tipos de meios ópticos, ela sofre parcialmente os fenômenos ópticos de transmissão, refração, absorção, reflexão etc., de acordo com as características ópticas de cada meio.