Para prevenir lesões ou dores musculares, alongar antes e/ou depois do treino dá na mesma que não alongar. Apesar de a prática de exercícios de alongamento ser importante para a saúde e o desempenho, ela não precisa ser realizada obrigatoriamente antes ou depois da musculação.
Estudos realizados nos últimos 20 anos comparando quem alonga ou não antes da prática esportiva, mostraram que os alongamentos estão ligados a benefícios como redução das tensões musculares, relaxamento do corpo e maior consciência corporal, além de prepararem o corpo para atividades físicas, ativarem a circulação e ...
O alongamento reduziria a resistência à ruptura das fibras musculares e está em contradição com a necessidade de uma forte contração do músculo para vencer a resistência e, assim, atingir o objetivo de fortalecimento.
Entende-se por aquecimento todas as medidas que servem como preparação para a atividade, seja para o treinamento ou para competi- ção, cuja intenção é a obtenção do estado ideal físico e psíquico bem como preparação cinética e coordenativa na prevenção de lesões(1).
Diferentemente do alongamento, o aquecimento muscular prévio à atividade física auxilia na prevenção de lesões, pois aumenta o aporte de oxigênio nas fibras musculares. "Nesse contexto, exercícios dinâmicos de alongamento podem ser inseridos junto aos movimentos de aquecimento antes das atividades".
Com a prática de exercícios físicos também acontece o fortalecimento da musculatura, que são o sustento das articulações. Com esse fortalecimento, o indivíduo fica menos propenso a sofrer dores ou lesões e ainda mais confiante e seguro ao realizar todas as atividades do seu dia.
O alongamento ajuda a aquecer os tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e o oxigênio, o que, por sua vez, torna os músculos mais receptivos a serem gentilmente alongados.
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.
Exercícios de alongamento trazem benefícios à saúde em todas as faixas etárias. Alongar-se com frequência melhora a circulação do sangue, amplia a mobilidade das articulações e fortalece ligamentos e tendões. A prática também auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável.
Quando os movimentos são parecidos com aqueles do exercício ou esporte, essa preparação é ainda mais eficaz. Isso porque estimulamos uma mensagem ativadora do cérebro para as partes do corpo que serão trabalhadas, evitando que elas se sobrecarreguem na sequência.