1 Gesto, palavra ou sinal de despedida e, às vezes, de saudação: Dizer um adeus. Dizer os últimos adeuses. 2 Ato de ir embora; despedida, separação: É hora do adeus.
Diz-se chau, e vem do italiano ciao. Pode dizer tchau que todos percebem, e há muitas pessoas que efetivamente dizem t-chau. Não pode é escrever tchau, que não existe, nem muito menos xau, que é um detergente.
Note-se que, em Portugal,o aportuguesamento de ciao como chau tem registo dicionarístico há já alguns anos, como é o caso da 1. ª edição do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, publicada em 2001. No Brasil, a forma utilizada é tchau, que tem entrada na 1. ª edição do Dicionário Houaiss.
Adeus você diz porque um ciclo terminou, querendo você ou não, porque uma outra oportunidade apareceu, porque uma trajetória se exauriu, por desejo ou necessidade. O Adeus guarda uma esperança escondida, diriam Rita Lee e Paulo Coelho na bela "Cartão postal". Uma despedida é sempre um pouco mais triste do que um não.
Termo utilizado para a despedida de uma pessoa, normalmente utilizado para demonstrar que ambas jamais se encontrarão.
A forma correta de escrita da palavra é tchau. Embora seja comum a escrita de diversas versões da palavra tchau nas redes sociais, como txau, tchal, chau, xau, tiau,... a única forma dicionarizada da palavra é tchau, com t mudo e o dígrafo ch.
Quem não sabe que a interjeição de despedida mais usada no português brasileiro, tchau, veio do italiano ciao – uma palavra ambivalente que, em sua língua original, pode ser empregada tanto com o sentido de "olá" quanto com o de "adeus"? ... Ciao vem a ser uma variação dialetal de schiavo surgida no Norte da Itália.