A arte maia é considerada da Era Clássica, além de ser apontada como uma das mais sofisticadas do chamado Novo Mundo Antigo. Ela era composta por elementos como a demarcação e pintura sobre papel e gesso, esculturas em madeira e pedra, os modelos de estuque e as estatuetas em terracota.
Domínio da Astronomia, medicina e matemática caracterizam a cultura Maia. Conhecida pelo seu grande desenvolvimento na escrita, na arte, na arquitetura, na matemática, além do seu sistema astronômico e calendário, esta civilização se desenvolveu nas áreas do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.
O que se sabe sobre os maias Ocupavam um território ao sul do México, Guatemala e a norte de Belize. Praticavam agricultura e constríam grandes edifícios e pirâmides de pedra. O principal produto era o milho, porém, cultivavam também o feijão, a abóbora, vários tubérculos, o cacau, o mamão e o abacate.
Legado da civilização Maia Produziram observações astronômicas precisas dos movimentos da Lua e de vários planetas. O calendário adotado pelos Maias era preciso, e considerado superior ao calendário gregoriano. Já a arte e a arquitetura praticadas pelos Maias também eram muito desenvolvidas.
Utilizada sobretudo para realização de cerimônias, a arquitetura maia apresenta um elevado grau de sofisticação, suntuosidade e monumentalidade, com a produção de templos, palácios, pirâmides, túmulos, observatórios, dentre outros.
Os maias não chegaram a organizar um forte e poderoso Estado centralizado. Na realidade, as cidades maias importantes controlavam as aldeias e terras próximas. Não havia nenhum poder ou instituição que as unificasse. Elas tinham autonomia econômica e política, e geralmente eram governadas por famílias.
Trata-se de uma macrorregião cultural de grande diversidade étnica e linguística, cuja unidade cultural está baseada no que Paul Kirchhoff definiu como o complexo mesoamericano.
Tendo grande interesse na movimentação dos corpos celestes, os maias desenvolveram um denso conhecimento astronômico. Observando o Sol e a Lua, conseguiram conceber um preciso calendário composto por meses de 29 dias, e um ano com 365 dias. ... A contagem do tempo entre os maias era realizada pelo uso de dois calendários.
Destacaram-se também na astronomia e na matemática com a criação das casas decimais e do valor de zero. Com a aritmética que desenvolveram conseguiam fazer cálculos e conhecer o movimento do sol, da lua, de planetas, entre outros astros. Existem vários dialetos falados no local.