[Brasil] Azarento, infeliz em tudo que intenta. 3. [Brasil] Pessoa que, na crença popular, prejudica o regular andamento dos negócios de outrem.
substantivo masculino [Folclore] Personagem da mitologia tupi, habitante das florestas, geralmente representado como um índio fumando um cachimbo, conhecido por ser o protetor das matas, dos animais, por trazer má sorte ou causar a morte.
Lenda do folclore brasileiro que protege a mata e os animais Uma das mais famosas personagens das lendas do folclore brasileiro, a Caipora é representada na forma de uma jovem índia de cabelos avermelhados, com orelhas pontudas e dentes esverdeados.
No nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá e outros.
SIGNIFICADO: Sonhar com caipora indica que você está reconhecendo e utilizando suas energias instintivas. Você precisa estar desconfiado das pessoas que querem lhe ajudar. Você pode estar tentando oferecer tranquilidade durante um período difícil de sua vida.
Principais características da Caipora A criatura também é conhecida por fumar muito e, por isso, a lenda diz que alguns caçadores podem ser perdoados caso façam uma oferta de fumo. Por outro lado, a Caipora também pode ser descrita como um personagem masculino.
Curupira é um ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais. O curupira é personagem de uma lenda que se originou na cultura indígena brasileira e acabou espalhando-se por todo o país.
Caipora tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua autorização, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite. Por ser muito veloz às vezes as pessoas apenas sentem Caipora como se fosse uma rajada de vento no mato.
Assim, reza o costume que, antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora".