O que são investimentos de alto risco? Normalmente, são considerados como investimentos de risco os ativos de renda variável, já que eles estão sujeitos às constantes oscilações do mercado, que podem ocasionar altos ganhos ou grandes prejuízos. Todos os tipos de investimentos, contam com a relação de risco e retorno.
Conheça 5 investimentos de alto risco e saiba como investir!
Risco é o grau de incerteza em relação à rentabilidade de um investimento. Isso significa a chance de o investimento dar um retorno abaixo do esperado, de se perder tudo o que foi investido ou, em casos extremos, de a perda ultrapassar o valor do investimento original.
Risco financeiro é qualquer risco associado a finanças, em particular, em transações financeiras de empréstimo em que há risco de inadimplência. Ele também é comumente entendido como sendo o risco de queda, que indica o potencial de perda financeira e incerteza sobre um negócio.
Os riscos de investimentos são contemplados por: risco de mercado, sendo este considerado um risco sistêmico, e riscos de liquidez, crédito e gestão, considerados riscos não sistêmicos.
O risco de um investimento é a incerteza que o investidor tem com relação à taxa de retorno prometida. Quanto maior a incerteza, maior é o risco. E quanto maior for a taxa de retorno prometida do investimento, em geral, maiores são os riscos que o investimento embute.
O Tesouro Direto é uma das opções de investimentos mais rentáveis que a poupança e que é tão segura quanto ela. Para explicar de forma simples, essa modalidade de aplicação financeira funciona da seguinte forma: é como se você fizesse um empréstimo para o Governo Federal, para que o mesmo realize suas ações no país.
Outro investimento baseado em commodities que é bem classificado entre os investimentos mais perigosos que pode-se fazer são os ETFs de petróleo alavancados. Estes são fundos comerciais baseados em petróleo e gasolina que, basicamente, pegam futuros de commodities e os colocam em uma forma de estoque.