Quando o perito entende que determinado quesito não possui resposta, não está diretamente ligado à área da perícia médica solicitada ou não guarda nexo com o objetivo do laudo pericial, ele indica que aquela resposta resta prejudicada.
Se o perito chegar à conclusão de que determinado quesito não está diretamente ligado à área da perícia médica requerida, não possui resposta ou não apresenta nexo com o objetivo do laudo pericial, ele indicará que resta prejudicada a resposta àquele quesito.
Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.
O perito, ao responder os quesitos, deve procurar esclarecer de maneira objetiva, isto é, não fundado em simples suposições ou probabilidades, mas com base nos atos e fatos examinados e estudados.
Significado de Prejudicado adjetivo Lesado; que foi alvo de prejuízo; que acabou por se prejudicar: saiu prejudicado com a sociedade. Danificado; que apresenta danos, falhas: televisor prejudicado. Dificultado; em que há perturbação, dificuldades: estrada prejudicada por obras.
Ou seja: fisiológico (da natureza do organismo humano), ou achados que não tem importância clínica e que é observado em grande parte daquele, grupo, pessoas. Por isso não são dignas de nota, ou seja, não é necessário relatar, descrever no laudo.
Este laudo serve para dar apoio técnico científico ao juiz do caso, onde se apresentam conclusões do exame pericia, ajudando a chegar à justa resolução do evento. Por conta disso, o laudo precisa ser feito com objetividade, rigor científico, concisão, argumentação e clareza.