Os movimentos peristálticos, também conhecidos como peristaltismo, consistem e movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago). Esses movimentos são responsáveis por fazer com que o bolo alimentar caminhe ao longo destes, para que a digestão ocorra no devido local.
Movimento de contração vermiforme, em sentido descendente, das vísceras ocas do tubo digestivo que, assim, fazem progredir e expulsar o seu conteúdo. A peristalse, quando encontra qualquer dificuldade na sua progressão contráctil, pode condicionar o aparecimento de cólicas.
O movimento peristáltico (também chamado de peristaltismo e peristalse) é uma contração e relaxamento radialmente simétrico dos músculos que se propaga em uma onda por um tubo, em uma direção anterógrada.
Ao chegar ao esôfago, os movimentos peristálticos se iniciam para que aquele bolo alimentar continue o percurso ondulado rumo ao estômago. Posteriormente, ao chegar ao estômago, o peristaltismo ajuda na união entre o bolo alimentar o sucos digestivos, também chamados de sucos gástricos.
O estômago é uma bolsa de parede musculosa que se encontra abaixo do abdômen, na posição esquerda, e conecta o esôfago ao intestino delgado. Tem uma função mecânica e sua principal tarefa é a decomposição dos alimentos que são pré-digeridos e esterilizados, a fim de seguirem para o intestino, onde serão absorvidos.
Significado de Quimificação substantivo feminino [Biologia] Conversão das substâncias alimentícias em quimo pela digestão estomacal.
O esôfago, por meio dos movimentos peristálticos, garante que o bolo alimentar siga em direção ao estômago.